52 anos desaparecido: baixo roubado de Paul McCartney é devolvido ao artista
Instrumento que sumiu há meio século está avaliado em 10 milhões de libras, o equivalente a 62,5 milhões de reais
SBT News
O baixo Hofner Elétrico de 1961, que tem forma de violino, voltou às mãos de seu dono, o ex-beatle Paul McCartney. O instrumento, avaliado em 10 milhões de libras (R$ 62,5 milhões) ficou meio século desaparecido.
O artista comprou o baixo por cerca de 30 libras (R$ 187) no ano de seu lançamento, em 1961, quando os Beatles estavam em uma incursão musical em Hamburgo, na Alemanha. Hits como "Love Me Do", "Twist and Shout" e "She Loves You" foram acompanhados pelo instrumento.
“Como eu era canhoto, parecia menos idiota porque era simétrico”, disse McCartney certa vez. “Eu entrei nisso. E assim que comprei, me apaixonei por ele.”, completou
Como foram as buscas pelo instrumento?
A busca durou cinco anos e envolveu a fabricante do baixo, de mesmo nome, Hofner. Além disso, contou com auxílio de uma equipe de jornalistas.
Em entrevista do jornalista Scott Jones à Associated Press, ele disse que McCartney pediu a empresa Hofner para que ajudasse a encontrar o instrumento desaparecido "que ajudou a lançar a Beatlemania em todo o universo".
Um campanha global, batizada de "Lost Bass Project" (Projeto Baixo Perdido, em tradução livre), foi lançada por fãs de McCartney, em setembro do ano passado, para identificar o paradeiro do instrumento.
Após o lançamento do projeto, o engenheiro de som Ian Horne, que havia trabalhado com a banda Wings de McCartney, enviou um e-mail para o Loss Bass Project. Na mensagem, ele disse que o baixo foi roubado da traseira de sua van uma noite em Notting Hill, Londres, em 1972.
O ladrão, que não foi identificado, acabou vendendo o instrumento para Ron Guest, proprietário do pub Admiral Blake, "por algumas libras e algumas cervejas".
Quando as buscas pelos parentes de Guest tiveram início, a notícia já havia chegado à sua família. Sua nora contatou o estúdio de McCartney.
Ron passou o instrumento para seu filho mais velho, que morreu em acidente de carro, e depois para Hadyn Guest, seu filho mais novo. No final, o instrumento acabou sendo herdado por Ruaidhri Guest, neto de Ron e filho de Hadyn, que fez uma publicação na rede social X.
O instrumento foi devolvido ao ex-beatle em dezembro de 2023 e demorou cerca de dois meses para ser autenticado.
No site oficial de Paul McCartney, há uma publicação de agradecimento pelo instrumento ter sido localizado. “Paul está extremamente grato a todos os envolvidos”, disse a mensagem.
* Com informações da Associated Press