Publicidade
Mundo

Tesla anuncia recall de dois milhões de veículos por falhas no piloto automático

Rodovias dos EUA registraram cerca de mil acidentes envolvendo veículos da Tesla em piloto automático

Imagem da noticia Tesla anuncia recall de dois milhões de veículos por falhas no piloto automático
tesla
• Atualizado em
Publicidade

Nos Estados Unidos, a montadora de carros elétricos Tesla anunciou o "recall" de cerca de dois milhões de veículos. A empresa, dirigida pelo bilionário Elon Musk, terá que corrigir falhas no sistema de piloto automático dos carros, após investigação sobre uma série de acidentes em rodovias norte-americanas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em um dos acidentes, o carro da montadora Tesla avança, em piloto automático, a 86 km/h -- e atinge, em cheio, a traseira de uma viatura. Cinco policiais ficaram feridos no acidente, em 2021.

Esta foi uma das quase mil colisões registradas nas rodovias dos Estados Unidos, envolvendo veículos da Tesla em piloto automático -- e que fizeram parte de uma investigação federal de dois anos.

Após a conclusão de que o sistema precisa de ajustes, a montadora fez o "recall". Os modelos que vão passar por revisão usam radares e várias câmeras acopladas para reconhecer a presença de pessoas e objetos em todas as direções, como outros carros parados ou em movimento.

Quando o piloto automático é acionado, o veículo usa esses equipamentos e sensores para frear, acelerar ou até mudar de faixa. O manual do carro deixa claro que o motorista deve estar sempre atento para agir em situações emergenciais, mas não é isso o que acontece em muitos casos. Mesmo quando o motorista intervém, ao perceber o perigo, já é tarde demais.

Os investigadores também afirmaram que o nome "piloto automático" não corresponde à realidade, já que os modelos em questão não possuem autonomia ou capacidade para lidar sozinhos com imprevistos.

A atualização nos cerca de dois milhões de veículos vai incluir alerta visual no painel enquanto a função de piloto automático estiver ligada. Controles extras também serão adicionados para cancelar o emprego da tecnologia, caso o motorista não a use com responsabilidade por repetidas vezes. Os donos dos carros que devem passar por recall vão ser notificados pelos correios até fevereiro do ano que vem.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade