Tyler, the Creator usa música de Gilberto Gil sem autorização em propaganda
Rapper americano é fã de Gil e ligou para pedir desculpas. Assessoria do artista brasileiro pediu que vídeo seja retirado do ar
Wagner Lauria Jr.
O rapper americano, Tyler, The Creator, utilizou a música "Duplo Sentido", composta por Gilberto Gil em 1973, sem autorização em uma campanha publicitária.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A canção, interpretada por Tetê da Bahia, foi utilizada em uma ação da Golf Le Fleur, marca de roupas do artista estadunidense. Procurada pela reportagem do SBT News, a assessoria de Gil disse que vai tomar as medidas cabiveis e foi solicitado que a campanha seja tirada do ar até um entendimento entre as partes.
"O rapper diz ser fã de Gilberto Gil e já ligou para ele para tentar resolver a questão e pediu desculpas pelo uso da música sem autorização oficial", disse a nota
Na ocasião, foi solicitado que propaganda seja retirada imediatamente do ar até que se resolva a questão dos direitos autorais. A Sony Publishing, que administra a obra de Gil, também não foi avisada sobre a veiculação da música.
Rapper que esteve envolvido em episódio de plágio com a Bauducco se manifestou
O rapper brasileiro, Fióti, se manifestou em suas redes sociais sobre o caso e disse: "Amo o querido. Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio ou negociação de direitos autorais? (...) Isso não é valorizar o Brasil, nem os criadores!".
Recentemente, o artista passou por um episódio de plágio envolvendo uma campanha publicitária da Bauducco. A marca cancelou a ação após ter sido acusada de copiar a mensagem e a identidade visual da música "AmarElo", de seu irmão, Emicida, do qual é empresário.
"Essa marca negociou com a gente, só que não chegamos em um acordo, tanto por cronograma, prazo, como por questões financeiras, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que tínhamos que fazer", disse Fioti, em uma live