Resumo da semana: chegada de repatriados, calor de 40ºC e Dama do Tráfico no Ministério da Justiça
Confira esses e outros fatos que repercutiram nos últimos dias no Brasil e no mundo

Camila Stucaluc
Com temperaturas acima de 40ºC, a onda de calor que atingiu o Centro do Brasil foi o principal tópico de conversas desta semana. Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu os repatriados da Faixa de Gaza. Já no governo, a visita da mulher de Clemilson dos Santos, líder do Comando Vermelho (CV), ao Ministério da Justiça gerou repercussão na oposição.
+ Acompanhe a cobertura da guerra entre Israel e Hamas
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essas e outras notícias você confere no resumo da semana do SBT News. Veja:
Brasileiros resgatados de Gaza desembarcam em Brasília

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) usado para repatriar 32 brasileiros e palestinos que estavam na Faixa de Gaza pousou em Brasília na noite de 2ª feira (13.nov). O grupo aguardava autorização para deixar a zona de guerra desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava na recepção.
Inicialmente, os repatriados ficaram hospedados no hotel de trânsito para militares da Base Aérea de Brasília, onde receberam atendimento médico e psicológico. Sintomas como dores corporais, ansiedade e insônia foram observados em parte do grupo, que será acompanhado por profissionais. Na 4ª feira (15.nov), 26 viajantes foram enviados a São Paulo.
Oposição quer convocar Dino para explicar visita da "Dama do Tráfico" no governo

As visitas de Luciane Barbosa Farias à sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública em Brasília gerou repercussão na oposição. Enquanto alguns parlamentares querem convocar o ministro da pasta, Flávio Dino, para depor sobre os encontros, outros pretendem afastá-lo do cargo. Luciane é mulher de Clemilson dos Santos, líder do Comando Vermelho.
O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo, que apontou que Luciene esteve presente em dois encontros de secretários do Ministério da Justiça. Dino, por sua vez, disse nunca ter recebido Luciene em audiência. A declaração foi defendida por Lula, que prestou solidariedade ao ministro afirmando que Dino está sendo alvo de ataques absurdos.
Conselho de Segurança na ONU aprova resolução de pausa humanitária na guerra entre Israel e Hamas

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, na 4ª feira (15.nov), uma resolução sobre a guerra entre Israel e Hamas. A proposta, apresentada por Malta, pede urgência em uma pausa no conflito, além da instalação de corredores humanitários na Faixa de Gaza e da libertação dos reféns feitos pelo Hamas.
A resolução foi criticada pelo embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, que chamou o texto de "desconectado da realidade", lamentando a decisão do Conselho. O diplomata rejeitou a sugestão de pausa humanitária em Gaza, dizendo que o exército continuará agindo até "destruir" o Hamas e recuperar os reféns feitos pelo grupo no dia do ataque.
Onda de calor atinge Centro do Brasil e termômetros superam os 40ºC

A semana foi marcada por eventos meteorológicos extremos no Brasil. No Centro do país, as cidades enfrentaram uma forte onda de calor, que resultou em temperaturas históricas, com máximas acima de 40ºC. No Rio de Janeiro, por exemplo, a sensação térmica chegou a 58,5ºC. Já no Sul, a semana foi marcada por temporais e rajadas de vento.
As altas temperaturas provocaram reações nas redes sociais, com a publicação de piadas e memes. O maior uso de ventiladores e ar-condicionados também fez com que o consumo de energia elétrica batesse recorde por dois dias seguidos. Na 3ª feira (14.nov), a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) chegou a 101,5 MW, patamar 16,8% superior ao registrado nos primeiros dias de novembro.
Leia também
+ SBT News participa do 2º Congresso Global de Mídia em Abu Dhabi
+ Apenas 10% dos alimentos necessários estão entrando em Gaza, diz ONU
+ Governo confirma manutenção da meta fiscal zero no Orçamento
+ Ana Hickmann se pronuncia em comunicado oficial: "Longe de estar tudo bem"