Exército israelense bombardeia casa de Ismail Haniyeh, chefe do Hamas
Tropas também encontraram um depósito de armas das forças navais do grupo extremista
Camila Stucaluc
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) informaram, nesta 5ª feira (16.nov), que bombardearam a casa de Ismail Haniyeh, chefe do grupo extremista Hamas. Segundo os militares, o imóvel estava sendo utilizado como ponto de encontro de líderes da organização, que articulavam planos de ataques contra civis e soldados israelenses.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Haniyeh está à frente do Hamas desde 2017. Quando chegou ao poder do grupo, o político era visto como um moderado da ala política, aberto ao diálogo com Israel. Apesar de ser líder do grupo, predominante na Faixa de Gaza, Haniyeh vive em Doha, no Catar.
????? ??? 215 ?????? 162 ???? ????? ??????? ????? ??? ?? ???? ?? ??????? ?????, ??? ????? ??????? ?? ????? ????? ???? ????? ?????? ???? ???? ???? ????? ???? ???? ????? ??????>> pic.twitter.com/eCwd4lmrFF
? ??? ????? ?????? (@idfonline) November 16, 2023
Além da casa de Haniyeh, as forças israelenses afirmaram que localizaram e destruíram um depósito de armas das forças navais do Hamas, que continha equipamentos de mergulho, explosivos e armas. Outras sedes de comando foram encontradas pelas tropas, que destruíram mísseis, equipamentos de comunicação e documentos de inteligência.
+ Israel chama resolução do Conselho de Segurança da ONU de "desconectada da realidade"
Os ataques em Gaza, onde mais de 11 mil pessoas já morreram, estão se intensificando a cada dia. Entre os principais alvos estão os hospitais do norte da região, onde os soldados israelenses dizem ter informações de que o Hamas possui centros de comando no subsolo. A denúncia é que o grupo esteja utilizando as unidades de saúde como "cobertura" para evitar ataques.