Exército de Israel invade Al-Shifa, o maior hospital de Gaza
Autoridades israelenses acusam o Hamas de esconder operações militares no local
SBT News
O exército de Israel invadiu o hospital Al-Shifa, o maior de Gaza, na madrugada desta 4ª feira (horário local), realizando o que chamou de "operação precisa e direcionada contra o Hamas em uma área específica" da instalação, que tem sido palco de um impasse com o grupo militante.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As autoridades israelenses afirmam que o Hamas esconde operações militares na instalação. O grupo negou que estivesse usando o hospital como cobertura.
"A ação não teve como objetivo prejudicar os pacientes, a equipe médica e os cidadãos internados no hospital. A operação foi precedida por um esforço para evacuar o hospital dos doentes e desabrigados e até abriu uma passagem especial", afirmaram as forças de defesa de Israel.
Nas últimas semanas, as forças de defesa israelenses "advertiram publicamente repetidas vezes que o uso militar contínuo do Hospital Shifa pelo Hamas coloca em risco seu status protegido pelo direito internacional", disse o exército.
A operação acontece após o exército assumir o controle mais amplo do norte de Gaza nesta 3ª feira (14.nov), incluindo a captura do prédio do legislativo do território e a sede da polícia.
*com informações da Associated Press