Produção americana baseada em obra de Machado de Assis chega ao Brasil
Série é a primeira comédia em inglês feita por brasileiros para a Prime vídeo
SBT News
Há mais de 130 anos, Machado de Assis escreveu a obra "Quincas Borba" (1891). Agora, uma adaptação que leva a trama para os Estados Unidos nos tempos atuais, chega ao Brasil na plataforma do Prime Video. "Doggy Bank" é baseada no nosso clássico da literatura e foi toda produzida em inglês e em solo norte-americano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O que se passava no Rio de Janeiro, agora tem como cenário Los Angeles. Quincas Borba - o filósofo e Rubião (agora Rubian) na série falam inglês. Mas, assim como Machado, eles são bem brasileiros.
Os atores e roteiristas Anthony Moore e Thales Corrêa adaptaram a história centenária aos nossos tempos. Aliás, Thales, que também dirigiu a produção falou sobre como a trama vista como uma crítica aos costumes e à filosofia do século XIX é ainda tão atual.
"Uma das coisas que eu observei lendo esse livro escrito há mais de 130 anos é que ele está muito à frente do seu tempo. O jeito que ele escreve, que aborda os temas é de uma genialidade atemporal e foi uma das coisas que me impressionou ao reler o livro nessa fase adulta. Eu consegui também observar como na época ele já estava fazendo algo que até hoje é muito impressionante de ver. Há muitas semelhanças entre não só humanidade que os personagens estavam passando, a relação entre eles e o sentimento para com a sociedade, mas também com momentos históricos, havia uma pandemia acontecendo na época e a gente recentemente passou por uma. A questão de ambição versus amizade que o livro traz são coisas comuns que a gente vê em todo lugar do mundo em tempos diferentes", diz o diretor.
Thales é Rubian, o discípulo e herdeiro de Quincas Borba - o filósofo da teoria fictícia do Humanitismo criada por ele. Anthony interpreta Quincas e é a própria cachorrinha dele da vida real - a Diana - quem faz o papel de Borba, o cão. Foi se deparando com uma versão em inglês do livro que o diretor resolveu trazer para os Estados Unidos essa história.
"A ideia era trazer a história do Machado e o nome dele para a grande audiência aqui dos Estados Unidos. Saiu até um artigo na revista The New Yorker que ele é um dos maiores escritores desconhecidos da América Latina e isso foi para mim foi impressionante. Acho que além de me relacionar pessoalmente com a história, virou quase uma missão tentar levantar o nome do Machado e mostrar o outro lado da nossa cultura que não é muito falada. Por isso a gente fez em inglês. Quando você assiste à série, se você não conhece da de onde veio a adaptação, não dá nem para imaginar que veio de um clássico, porque ela é feita hoje em dia, um dos personagens principais dirige Uber, que não existia e é uma coisa muito comum agora, é o caso é o Rubian que vem da adaptação do Rubião. Então quando eles descobrem que é uma adaptação de um clássico brasileiro, todo mundo acha demais. Mas a maioria das pessoas aqui nos Estados Unidos ainda não conhecem o Machado. Porém, está surgindo um interesse, uma curiosidade de conhecer quem ele é, acho que isso é muito importante. Até os brasileiros que assistiram à série me falaram que querem ler o livro de novo, porque lembra muita coisa boa", conta Thales.
A produção foi lançada nos Estados Unidos, em agosto, e foi a primeira série de comédia em inglês feita por brasileiros a estrear na plataforma do Prime Video americana. Os seis episódios da primeira temporada tem de 12 a 15 minutos e chegam ao Brasil dia 25 de novembro.
"A gente decidiu experimentar e ver a forma de recebimento de tentar contar essa história mais compacta. Por mais que seja uma série que tem a possibilidade de se estender indefinidamente. Claro que a gente pensa em fazer uma segunda temporada, tanto é que se você assistir a Doggy Bank e ver como termina a, ela grita por uma nova temporada", finaliza Thales.
Leia também: