Com tanques posicionados, Israel prepara operação por terra em Gaza
Número de palestinos e israelenses mortos na guerra chega a mais de 4 mil
Felipe Moraes
Conforme anunciado ontem, Israel deve iniciar, neste domingo (15.out), uma operação por terra na Faixa de Gaza em meio ao conflito do país com o grupo extremistas Hamas. Tanques estão posicionados no sul do pais, perto de Gaza. O número total de mortos no conflito chega a mais de 4 mil -- 2.670 palestinos e 1.400 israelenses.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dezenas milhares de palestinos têm tentado sair do norte de Gaza após Israel ter dado ordem para que moradores deixem a região e sigam para o sul, o que significa um deslocamento de cerca de 1,1 milhão de pessoas num período de poucas horas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para possíveis "consequências humanitárias catastróficas" dessa medida tomada por Israel.
O ministro de relações exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, disse que "ninguém pode garantir o controle da situação" em caso de uma invasão israelense à Faixa de Gaza.
"Se os ataques do regime sionista contra as pessoas e os cidadãos sem defesa de Gaza continuarem, ninguém pode garantir o controle da situação e a não expansão do conflito", falou, em encontro com o emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al-Thani.
*Texto atualizado às 14h09
Leia também: