Quem é Mohammed Deif, o misterioso comandante militar do Hamas
Deif sobreviveu a sete tentativas de assassinato e atua nas sombras; foi ele o responsável por anunciar os ataques nas rádios de Gaza
Se Yahya Sinwa foi responsável por planejar o ataque a Israel, a voz do ataque do armado foi Mohammed Deif, líder militar do Hamas, que enviou uma mensagem que foi amplamente divulgada nas rádios da Faixa de Gaza. "À luz dos crimes contínuos contra o nosso povo, à luz da orgia da ocupação e da sua negação das leis e resoluções internacionais e à luz do apoio americano e ocidental a Israel, decidimos colocar um fim a tudo isso [...] para que o inimigo entenda que ele não pode mais se regozijar sem ser responsabilizado", comunicou.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Deif significa hóspede em árabe e é um codinome adotado por Mohammed Masri, 58, nascido em um campo de refugiados em Gaza.
Apesar das dificuldades impostas pela guerra, ele se formou na Universidade Islâmica de Gaza e se formou em biologia. Ele entrou para o Hamas em 1990 e em 2022 assumiu o cargo de comandante militar supremo do braço armado. O mistério em torno de Deif começou a pairar após ele ter sobrevivido a sete tentativas de assassinato desde o começo do século XXI.
Há quem diga que ele anda de cadeira de rodas, não tenha uma parte do braço e só tenha um olho, mas tudo isso segue sendo incerto, pois líderes do Hamas tendem a ficar em bunkers e dificilmente fazem aparições em público, desde que Israel assassinou dois líderes do grupo entre 2002 e 2004.
Ele também é apontado como um dos principais articuladores na obtenção de armamentos pesados, na construção de uma rede de túneis subterrâneos para evitar espionagem aérea de inimigos e de uma suposta proximidade entre o grupo com o Irã, que seria o principal fornecedor de armas aos terroristas.
+ Leia também: