Taiwan detecta nova incursão de exército chinês com mais de 103 aviões
Ilha mobilizou sistemas de mísseis para responder em caso de ataque
O governo de Taiwan detectou, nesta 2ª feira (18.set), 103 aviões militares do Exército da China voando perto da costa da ilha. O número representa um novo recorde nas incursões de Pequim desde abril, quando 91 aeronaves foram identificadas. Além da ameaça por ar, o governo também detectou nove navios de guerra nas imediações de Taipé.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em comunicado, o Ministério da Defesa afirmou que 40 dos 103 aviões chineses atravessaram a linha mediana do Estreito de Taiwan - mas que separa a ilha da China desde a guerra civil de 1949. Em meio à ameaça, as autoridades mobilizaram dezenas de aeronaves, navios e sistemas de mísseis para responder em caso de ataque.
A tensão entre China e Taiwan vem aumentando desde o início do ano, uma vez que Pequim continua reivindicando a ilha como parte do território chinês. As inúmeras incursões próximas de Taipé deixaram a ilha em alerta, fazendo com que o governo ampliasse, por exemplo, o tempo de serviço militar obrigatório e reforçasse o treinamento dos recrutas.
+ Neutralidade do Brasil pode ficar em xeque diante do conflito EUA-China
O atual cenário também vem provocando atritos entre China e Estados Unidos, que continuam defendendo a soberania de Taiwan e prometendo auxílio em caso de invasão. Pequim considera a questão de Taipé um "assunto puramente interno da China" e já alertou que o Ocidente deve respeitar e não se envolver para evitar possíveis conflitos.