Publicidade
Mundo

Bilateral de Biden e Lula em Nova York tratará do direito dos trabalhadores

O encontro dos presidentes do Brasil e Estados Unidos acontecerá na semana da Assembleia Geral da ONU

Imagem da noticia Bilateral de Biden e Lula em Nova York tratará do direito dos trabalhadores
Casa Branca
• Atualizado em
Publicidade

Washington DC - Nesta 6ª feira (15. set), o Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca citou, durante entrevista coletiva, a reunião bilateral entre Joe Biden e Lula na semana que vem em Nova York. Os dois líderes vão se reunir na próxima quarta-feira, 20, em meio à Assembleia Geral da ONU. Sullivan destacou o interesse americano em trabalhar com o Brasil na proteção dos direitos do trabalhador. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News 

O tema já havia sido destacado na ligação telefônica entre os dois presidentes no dia dezesseis de Agosto. Naquela oportunidade, Biden e Lula conversaram por cerca de meia hora, segundo o governo brasileiro. A Casa Branca informou, em agosto, que Biden e Lula haviam falado sobre "o comprometimento no trabalho conjunto para avançar nos direitos dos trabalhadores e incluir prosperidade nos dois países e no mundo". O governo brasileiro, naquela oportunidade, detalhou mais o tema afirmando que "os dois líderes trataram da iniciativa conjunta para o avanço do trabalho decente na economia do século XXI, a ser proposto por Estados Unidos e Brasil, com a participação de representantes dos movimentos sindicais".

A Casa Branca destacou, na última ligação entre os dois presidentes, a cooperação mútua para assuntos do clima e desenvolvimento sustentável. No comunicado emitido há um mês, o governo americano informou que o presidente Biden aplaude a liderança brasileira no combate à mudança climática. A Casa Branca ainda citou que, em Setembro, integrantes do governo americano que fazem parte de uma missão de comércio verde irão ao Brasil para promover investimentos em energia e proteção florestal. O governo americano ainda garantiu comprometimento para aprovar, junto ao Congresso, o montante de U$500 milhões para o Fundo Amazônia. Mais de US$1 bilhão seriam destinados para apoio na restauração de áreas degradadas no Brasil.  

Lula convidou Joe Biden para uma visita à região Amazônica durante a ligação telefônica de agosto. A Casa Branca ainda não confirmou se o presidente americano irá à América do Sul, mas demonstra empenho na retomada do contato com o governo brasileiro após a mudança do governo este ano. A reunião bilateral em Nova York será a segunda agendada com antecedência entre os dois presidentes. Em fevereiro, Lula esteve na Casa Branca acompanhado da comitiva brasileira. 

Patricia Vasconcellos SBT

Biden e Netanyahu em Nova York e Zelenskyy na Casa Branca

Segundo Jake Sullivan, Biden também irá se reunir com Benjamin Netanyahu em Nova York na quarta-feira (20). Segundo Sullivan, o presidente americano irá discutir com o líder israelense "uma variedade de temas regionais e bilaterais focados em valores democráticos entre Estados Unidos e Israel e uma visão para uma região mais próspera". O governo americano ainda pretende discutir medidas efetivas para conter o Irã, segundo o conselheiro de Biden. 

Na 5ª feira (21.set) será a vez de Volodymyr Zelenskyy ter uma reunião bilateral com o presidente americano. O encontro acontecerá na Casa Branca. O presidente ucraniano vai à capital americana no momento em que o governo federal insiste com o Congresso para a aprovação de US $13 bilhões em ajuda militar para o país invadido.  Zelenskyy vai também ao Congresso, segundo informou a mídia americana, para pontuar os interesses do seu país pessoalmente. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade