Publicidade
Mundo

Presidente da Câmara dos Estados Unidos pede impeachment de Joe Biden

Presidente americano é acusado de lucrar com negócios estrangeiros do filho, enquanto era vice de Obama

Imagem da noticia Presidente da Câmara dos Estados Unidos pede impeachment de Joe Biden
joe biden
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy pediu nesta 3ª feira (12.set) a abertura de um inquérito formal de impeachment contra o presidente Joe Biden. Os republicanos - que controlam a casa - acusam o democrata de lucrar com negócios estrangeiros do filho, enquanto era vice de Barack Obama.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Ao justificar a abertura da investigação, McCarthy, disse que os republicanos tiveram acesso a alegações sérias e concretas sobre a suposta conduta ilegal de Biden. As provas citadas, entretanto, não foram divulgadas. O presidente dos Estados Unidos deve ser investigado por três comitês da Câmara sob as acusações de corrupção, obstrução e abuso de poder.

Segundo a acusação, Biden usou o cargo de vice-presidente para coordenar parcerias do filho, Hunter Biden, com uma empresa ucraniana. A oposição ainda acusa o presidente de ter conhecimento de que pelo menos 20 milhões de dólares teriam sido pagos à família dele pelo uso de empresas de fachada.

O pedido atende à pressão da ala mais conservadora do partido Republicano na Câmara. Representantes de Biden criticaram a decisão afirmando que não há provas sobre a conduta ilegal do presidente. A Casa Branca acusa a oposição de usar o processo para fins eleitorais. Representantes de Biden e da vice, Kamala Harris - que vão tentar a reeleição no ano que vem - acusaram o presidente da Câmara de atuar como um braço da campanha de Donald Trump.

Segundo a imprensa americana, o ex-presidente teve encontros particulares com deputados de seu partido para discutir o impeachment de Biden.

Trump - que tentará voltar à Casa Branca no ano que vem - chegou a enfrentar dois processos de impeachment, na época em que a Câmara era controlada pelos democratas. Um deles, por abuso de poder, por usar o cargo de presidente para pressionar Volodymyr Zelensky a investigar a empresa de Hunter Biden. Os processos acabaram rejeitados pelo Senado - que tinha maioria republicana.

Atualmente, a situação das duas casas é semelhante, mas com controles inversos. Após a investigação dos comitês, a aprovação do processo de impeachment deve ser levada à votação no plenário da Câmara.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade