Kim Jong-un chega à Rússia para encontro com Vladimir Putin
Ida do líder norte-coreano ao país preocupa países ocidentais
Acompanhado por seus principais oficiais militares, o líder norte-coreano Kim Jong-un chegou à Rússia nesta 3ª feira (12.set), onde deve ter uma rara reunião com o presidente Vladimir Putin.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O encontro desperta preocupações dos países ocidentais sobre um possível acordo envolvendo armas para a guerra contra a Ucrânia.
A agência de notícias oficial da Coreia do Norte afirmou que Kim embarcou em seu trem pessoal na capital, Pyongyang, na tarde de domingo (10.set).
A mídia estatal norte-coreana mostrou fotos de Kim passando por guardas de honra e multidões de civis segurando a bandeira nacional e flores, e também dele acenando em seu trem blindado verde e amarelo antes de sair da estação. A delegação de Kim provavelmente inclui o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Choe Sun Hui, e os seus principais oficiais militares, incluindo os marechais do Exército Popular Coreano Ri Pyong Chol e Pak Jong Chon.
Uma breve declaração no site do Kremlin nesta 2ª feira (11.set) disse que a visita foi a convite de Putin e ocorreria "nos próximos dias". A KCNA disse que os líderes se reuniriam - sem especificar quando e onde.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin e Kim vão liderar suas delegações nas conversas e também poderão encontrar-se "individualmente, se necessário". Ele acrescentou que Putin oferecerá um jantar oficial para Kim.
As negociações se concentrarão nos laços bilaterais, disse Peskov. "Tal como acontece com qualquer um dos nossos vizinhos, sentimo-nos obrigados a desenvolver relações boas e mutuamente benéficas", acrescentou.
Um possível local é a cidade de Vladivostok, no leste da Rússia, onde Putin chegou nesta 2ª feira para participar de um fórum internacional que vai até 4ª feira, segundo a agência de notícias russa TASS. A cidade, localizada a cerca de 680 quilómetros a norte de Pyongyang, foi também o local do primeiro encontro de Putin com Kim em 2019.
A visita seria a primeira viagem de Kim ao estrangeiro desde a pandemia da covid-19, que forçou a Coreia do Norte a impor controlos fronteiriços rígidos durante mais de três anos para proteger o seu deficiente sistema de saúde.
*com informações da Associated Press