Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai, toma posse
Presidente Lula desembarcou em solo paraguaio na noite de 2ª para participar da cerimônia
Emanuelle Menezes
O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, toma posse na manhã desta 3ª feira (15.ago), em uma cerimônia em Assunção. O Chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou no país vizinho na noite de 2ª feira (14.ago), para participar do evento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Candidato do conservador Partido Colorado, Peña foi eleito no pleito realizado em 30 de abril, com 42,74% dos votos. Junto com seu vice, Pedro Alliana, ele derrotou a chapa de oposição formada por Efraín Alegre e Sole Núñez, do Concertação Nacional por um Novo Paraguai.
O economista, de 44 anos, atuou em conselhos de liderança do Banco Central do Paraguai, foi Ministro da Fazenda no governo de Horacio Cartes, de 2015 a 2017, e conselheiro do Banco Amambay.
Em 2017, Peña concorreu contra Mario Abdo Benítez nas eleições internas do Partido Colorado, mas acabou perdendo. Em 2018, Benítez venceu as eleições gerais paraguaias e agora, cinco anos depois, Peña será seu sucessor.
O novo presidente paraguaio realizou duas visitas a Brasília em 2023, no dia 16 de maio e em 28 de julho, ocasiões em que se encontrou com o presidente Lula. Em seu programa semanal "Conversa com o presidente", o petista afirmou que o Paraguai deve ser "um parceiro privilegiado na relação com o Brasil".
Leia também:
+ Brasil e Uruguai acordam uso compartilhado de aeroporto de Rivera
+ Quase 60% das unidades federativas já aderiram ao programa Escola em Tempo Integral
+ ONU rejeita ideia de "Talibã reformado" e denuncia violações no Afeganistão