Publicidade
Mundo

Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai, toma posse

Presidente Lula desembarcou em solo paraguaio na noite de 2ª para participar da cerimônia

Imagem da noticia Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai, toma posse
santiago peña
• Atualizado em
Publicidade

O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, toma posse na manhã desta 3ª feira (15.ago), em uma cerimônia em Assunção. O Chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou no país vizinho na noite de 2ª feira (14.ago), para participar do evento.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Candidato do conservador Partido Colorado, Peña foi eleito no pleito realizado em 30 de abril, com 42,74% dos votos. Junto com seu vice, Pedro Alliana, ele derrotou a chapa de oposição formada por Efraín Alegre e Sole Núñez, do Concertação Nacional por um Novo Paraguai.

O economista, de 44 anos, atuou em conselhos de liderança do Banco Central do Paraguai, foi Ministro da Fazenda no governo de Horacio Cartes, de 2015 a 2017, e conselheiro do Banco Amambay.

Em 2017, Peña concorreu contra Mario Abdo Benítez nas eleições internas do Partido Colorado, mas acabou perdendo. Em 2018, Benítez venceu as eleições gerais paraguaias e agora, cinco anos depois, Peña será seu sucessor.

O novo presidente paraguaio realizou duas visitas a Brasília em 2023, no dia 16 de maio e em 28 de julho, ocasiões em que se encontrou com o presidente Lula. Em seu programa semanal "Conversa com o presidente", o petista afirmou que o Paraguai deve ser "um parceiro privilegiado na relação com o Brasil".

Leia também:

+ Brasil e Uruguai acordam uso compartilhado de aeroporto de Rivera

+ Quase 60% das unidades federativas já aderiram ao programa Escola em Tempo Integral

+ ONU rejeita ideia de "Talibã reformado" e denuncia violações no Afeganistão

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade