Partido troca substituição de candidato assassinado no Equador
Christian Zurita será o novo na corrida presidencial, após vice de Villavicencio ser proibida por órgão eleitoral
O partido político de Fernando Villavicencio, Movimento Construye, divulgou, neste domingo (13.ago), um novo nome para substituir o candidato assassinado no Equador na última 4ª feira (9.ago). O novo indicato é Christian Zurita. As eleições no país serão em 20 de agosto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A indicação vem um dia após o partido divulgar o nome de Andrea Gonzalez para a corrida eleitoral. Ela é ativista ambiental e concorria à vice-presidência da chapa com Villavicencio. O nome dela foi barrado pela justiça eleitoral equatoriana, pela impossibilidade no país de mudar de cadeira depois do início da campanha.
O novo escolhido, Zurita, tem 53 anos, e é jornalista, assim como Villavicencio. Os dois chegaram a trabalhar juntos em denúncias de casos de corrupção, principalmente do governo de Rafael Correa, ex-presidente do Equador. O novo nome também precisará passar pelo conselho eleitoral nacional.
Em entrevista coletiva na tarde deste domingo, Zurita afirma ter entrado na corrida presidencial para que o trabalho de Villavicencio não seja perdido.
"Não poderíamos permitir em hipótese alguma que a ausência de Fernando, após este crime atroz e brutal, pudesse ser perdida. Não poderia permitir que seu projeto político fosse perdido pelo Conselho Nacional Eleitoral por uma eventual rejeição de sua candidatura; a candidatura de Fernando Villavicencio projeto está intacto, e eu tive que lutar por isso", declarou.
+ Mapa Mundi: atentado de facção criminosa mata candidato à presidência no Equador
Com informações da Associated Press.