Nigéria envia comitiva ao Níger para discutir estabilização do país
Medida faz parte dos esforços da África Ocidental para resolver o impasse político de forma pacífica
Camila Stucaluc
O governo da Nigéria assumiu, na 5ª feira (3.ago), o comando das negociações entre os países da África Ocidetal para tentar solucionar a crise política desencadeada no Níger após a tomada de poder pelos militares. Segundo o presidente Bola Tinubu, uma comitiva foi enviada ao país para abrir as negociações com a junta militar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao mesmo tempo, uma delegação separada, liderada pelo embaixador Babagana Kingibe, foi convocada para se reunir com os líderes da Líbia e da Argélia sobre a crise do Níger. Ambas as medidas fazem parte dos esforços da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) para resolver o impasse político de forma pacífica.
"Não queremos tomar partido por nenhum lado. Nossa preocupação é a democracia e a paz da região", disse o presidente Tinubu, atual líder da Cedeao.
+ Presidente do Níger promete salvar democracia após sofrer golpe de Estado
A iniciativa acontece em meio ao aumento da movimentação no Níger. Desde que os militares derrubaram o presidente Mohamed Bazoum, em 26 de julho, muitos moradores foram às ruas para demonstrar apoio ao golpe. O fechamento das fronteiras também fez com que países europeus recomendassem a evacuação imediata dos cidadãos.
?? Niger protesters massing for pro-coup demonstration
? DD Geopolitics (@DD_Geopolitics) August 3, 2023
People have been gathering at a square in central Niamey, the capital of Niger, to show their support for last week's military coup.
On the anniversary of the country's independence a coalition of civil society? pic.twitter.com/X7RpwhSxx4