Veneza corre risco de perder status de patrimônio mundial
Unesco recomendou a cidade turística para lista de patrimônios em perigo devido a mudanças climáticas e turismo

David Trindade
A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, fez uma importante recomendação para incluir Veneza, que fica na Itália, na lista de patrimônios mundiais em perigo. O motivo dessa decisão é a crescente preocupação com os efeitos das mudanças climáticas e o impacto negativo do turismo de massas, que ameaçam alterar de forma irreversível o valor universal de seu patrimônio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Veneza abre investigação após água de canal ficar verde fluorescente
Para que a recomendação entre em vigor, será necessária a votação dos Estados-membros da Unesco durante a próxima reunião do Comitê do Patrimônio Mundial.
A data marcada para essa decisão é entre os dias 10 e 15 de setembro, em Riade, Arábia Saudita.

De acordo com a Unesco, apesar de antigos, os problemas enfrentados por Veneza são urgentes e requerem ação imediata. A organização ainda diz que a falta de uma visão estratégica global comum e a ineficiência e falta de coordenação das autoridades locais e nacionais italianas têm agravado consideravelmente essa situação crítica.
Desafios Climáticos e Turísticos em Veneza
Veneza tem enfrentado nos últimos anos uma série de desafios decorrentes das condições climáticas e do crescente fluxo de turismo. Em fevereiro deste ano, a cidade foi severamente afetada por uma seca extrema, que chegou ao ponto de impossibilitar a navegação de gôndolas, táxis aquáticos e até ambulâncias em alguns canais.
+ Cruzeiros vão ser banidos do centro histórico de Veneza
As inundações devastadoras ocorridas em novembro de 2019 também deixaram em evidência a vulnerabilidade de tesouros e edifícios históricos de Veneza frente aos eventos climáticos extremos.