Rússia aumenta idade de alistamento militar obrigatório
Aprovação acontece no momento em que Moscou busca reforçar as forças militares na Ucrânia

Camila Stucaluc
A Câmara baixa do Parlamento russo, conhecida como Duma, aprovou, na 3ª feira (26.jul), o projeto de lei que aumenta o limite de idade do serviço militar obrigatório, passando de 27 para 30 anos. Agora, a medida será enviada para análise da Câmara Alta e, se sancionada pelo presidente Vladimir Putin, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2024.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o texto, todos os homens entre 18 e 30 anos deverão se alistar no Exército e cumprir um ano de serviço militar ou treinamento equivalente. Aqueles que não realizarem o processo poderão ser punidos com multas de até 30 mil rublos (cerca de R$ 1,5 mil). A lei também proíbe que os homens deixem o país após serem recrutados.
A aprovação do projeto de lei acontece no momento em que Moscou busca reforçar as forças militares na Ucrânia, mas sem recorrer a outra mobilização. Isso porque, em setembro do ano passado, Putin ordenou uma mobilização parcial para aumentar as tropas em 300 mil soldados, o que gerou uma grande revolta entre a população.
+ Agência Atômica encontra minas explosivas no entorno da usina de Zaporizhzhia
Na época, milhares de manifestantes foram às ruas protestar contra a iniciativa - resultando em centenas de prisões -, enquanto inúmeras famílias fugiram para o exterior. Ainda hoje, muitos russos que deveriam cumprir o serviço militar obrigatório de um ano continuam evitando as convocações, mudando de endereço ou subornando equipes de recrutamento.