Soldado americano é detido após cruzar fronteira da Coreia do Norte
Militar era alvo de ações disciplinares na Coreia do Sul e fugiu quando era escoltado ao aeroporto para retornar aos EUA
SBT News
Um soldado americano enfrentando ações disciplinares fugiu pela fronteira fortemente armada da Coreia do Sul para a Coreia do Norte, informaram autoridades dos EUA nesta 3ª feira (18.jul). A última detenção de um norte-americano por Pyongyang aconteceui há quase cinco anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com informações fornecidas, o agente tinha acabado de ser liberado de uma prisão sul-coreana onde havia sido detido por acusações de agressão e enfrentava ações disciplinares militares adicionais nos Estados Unidos. O homem de 20 anos foi escoltado ao aeroporto para retornar a Fort Bliss, no Texas, mas em vez de entrar no avião, saiu e se juntou a um passeio pela vila de Panmunjom, na fronteira, onde atravessou correndo.
"Estamos monitorando e investigando de perto a situação e trabalhando para notificar os parentes mais próximos do soldado", afirmou o secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin em coletiva de imprensa hoje.
Casos de americanos ou sul-coreanos desertando para a Coreia do Norte são raros, embora mais de 30.000 norte-coreanos tenham fugido para a Coreia do Sul para evitar a opressão política e dificuldades econômicas desde o fim da Guerra da Coreia de 1950-53.
* Com informações da Associated Press