Publicidade
Mundo

Temperatura média global atinge 17,01ºC e bate recorde no início de julho

Crise climática e efeitos do El Niño contribuem para aumento das ondas de calor

Imagem da noticia Temperatura média global atinge 17,01ºC e bate recorde no início de julho
No México, 100 pessoas morreram devido às altas temperaturas | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

Dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos apontaram a última 2ª feira (3.jul) como o dia mais quente já registrado na Terra. Segundo a entidade, a temperatura média global atingiu 17,01°C, superando o recorde de agosto de 2016, de 16,9°C, quando ondas de calor impactaram diversas partes do Hemisfério Norte.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

As principais influências para o cenário são a crise climática e o fenômeno meteorológico El Niño, que vem elevando a temperatura do Oceano Pacífico. Nos Estados Unidos, por exemplo, a onda de calor já dura cerca de duas semanas, com sensação térmica acima dos 40ºC. No México, 100 pessoas morreram devido às altas temperaturas.

+ Clima: o que pode ocorrer se o planeta ficar 3°C mais quente?

Em meio ao cenário, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, voltou a pedir que os países se unam para conter a crise climática, que já afeta milhares de pessoas.

"A menos que a humanidade aja em conjunto, estamos caminhando para o desastre. A ação climática é a luta das nossas vidas. Precisamos nos unir", disse.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade