Daniel Ellsberg, que vazou documentos do Pentágono, morre aos 92 anos
Ex-analista militar ficou conhecido por divulgar documentos confidenciais sobre a guerra do Vietnã
SBT News
O ex-analista militar norte-americano Daniel Ellsberg, responsável por divulgar documentos confidenciais do Pentágono sobre o envolvimento dos Estados Unidos na guerra do Vietnã, morreu nesta 6ª feira (16.jun), aos 92 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
? Daniel Ellsberg (@DanielEllsberg) June 16, 2023
Uma nota publicada nos perfis oficiais de Ellsberg nas redes sociais informa que ele faleceu em paz, cercado por familiares, em Kensington (Califórnia). A causa da morte foi câncer de pâncreas, diagnosticado em fevereiro de 2023.
Documentos do Pentágono
Em 1971, quando ainda era funcionário do governo dos EUA, Ellsberg vazou o que ficaram conhecidos como os Documentos do Pentágono. Sigilosos, esses papéis tinham informações sobre a conduta do país durante a guerra do Vietnã e revelaram ações questionáveis do governo norte-americano, como mentir ao público sobre a real situação do conflito.
Ellsberg fez cópias dos documentos e entregou os papéis ao The New York Times. A reação da opinião pública e a repercussão do caso na imprensa impactaram a relação entre a sociedade e as autoridades dos EUA, alimentando o movimento anti-guerra.
O ex-analista chegou a ser acusado de violar a Lei de Espionagem dos EUA, podendo pegar uma pena de até 115 anos de prisão. As acusações foram retiradas em 1973, dois anos após a divulgação dos documentos, por irregularidades no processo e manuseio legal de informações por parte do governo norte-americano.
A batalha entre imprensa e governo causada pela divulgação dos documentos foi tema do filme The Post: A Guerra Secreta (2017), longa de Steven Spielberg (Tubarão, A Lista de Schindler) estrelado por Meryl Streep e Tom Hanks e indicado a duas estatuetas no Oscar (de melhor filme e melhor atriz, para Streep).