Apesar de divergências, EUA e China anunciam encontro "franco" em Pequim
Mesmo discordando, os dois países pretendem "prosseguir com a comunicação", diz Ministério das Relações chinês
O Ministério das Relações Exteriores Chinesa informou, nesta 3ª feira (06.jun), que teve discussões "francas" e "construtivas" com o governo norte americano sobre como melhorar as relações bilaterais, uma relação tradicionalmente marcada por várias disputas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em comunicado, o ministério afirmou "as duas partes mantiveram uma comunicação franca, construtiva e produtiva sobre como melhorar as relações China-EUA e a gestão adequada das divergências" .
Integrantes do alto escalão da diplomacia das duas maiores potências mundiais estiveram presentes.
Representando os Estados Unidos, compareceram o subsecretário de Estado americano para o Leste da Ásia, Daniel Kritenbrink, e a conselheira de Joe Biden para questões relacionadas a China e Taiwan, Sarah Beran. Da China, estiveram presentes o vice-ministro das Relações Exteriores do país, Ma Zhaoxu, e com Yang Tao, diretor para América do Norte e Oceania da pasta.
A posição sobre o Taiwan é o principal ponto de divergência entre os dois países, já que a China enxerga o país como uma "província rebelde" e ainda mantém a intenção de anexá-lo ao seu território. Apesar disso, o comunicado diz que "as duas partes concordaram em prosseguir com a comunicação"
LEIA TAMBÉM:
+ Seguranças arrastam mulher para fora de casa de shows em Anápolis (GO)
+ Briga em saída de balada termina com morte de PM e fuzileiro naval
+ Criminoso invade casa e mata idosa esfaqueada no ABC Paulista