Publicidade
Mundo

Tribunal espanhol convoca Vini Jr para depor em inquérito sobre racismo

Três torcedores identificados como autores dos insultos racistas contra o jogador também serão ouvidos

Imagem da noticia Tribunal espanhol convoca Vini Jr para depor em inquérito sobre racismo
Vinícius Júnior
• Atualizado em
Publicidade

Em Valência, na Espanha, a Justiça deu início aos processos para investigar os insultos racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior, no último domingo (21.mai), durante uma partida do Real Madrid, pelo campeonato espanhol.

O processo foi aberto depois que o tribunal recebeu, pela polícia, um relatório com fortes indícios da prática de crime de ódio.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os três torcedores identificados, em Valência, já prestaram os primeiros depoimentos e serão novamente chamados pela Justiça. Vinícius Júnior, por ser a vítima, também será ouvido, mas deve dar sua versão dos fatos por videoconferência. Os seguranças que trabalhavam no estádio Mestalla, na hora do jogo, vão servir de testemunhas.

Nesta 6ª feira (26.mai), o embaixador do Brasil em Madri, Orlando Leite Ribeiro, se encontrou com Javier Tebas, presidente da La Liga, entidade que organiza o campeonato espanhol.

Após a reunião, eles emitiram uma nota conjunta em que condenam as manifestações racistas e pedem às instituições competentes que atuem para identificar e punir, exemplarmente, os infratores.

Ao mesmo tempo, o Comitê de Apelação da Real Federação Espanhola aliviou uma punição aplicada ao Valência. O setor da arquibancada onde aconteceram os primeiros ataques, agora, ficará interditado por três partidas, em vez de cinco, como decidido anteriormente. A multa ao clube também foi reduzida, de 45 mil para 27 mil euros.

Treinador do Manchester City, o espanhol Pep Guardiola disse que o racismo existe em todo lugar, e que é preciso aceitar a diversidade, mas que ele conhece bem a Espanha, e não está otimista de que o episódio provoque uma mudança no país.

Já o técnico do Sevilla, próximo adversário do Real Madrid no campeonato espanhol, se irritou na entrevista coletiva, após ouvir quatro perguntas sobre racismo. Um jornalista disse que essa poderia ser uma boa oportunidade para a torcida do Sevilla passar uma mensagem contra o racismo.

José Luis Medilibar respondeu: "somos contra tudo de ruim que possa acontecer. Isso agora está na moda, ponto. Eu não sou a favor, mas vamos falar de futebol, já falamos o suficiente disso".

Vinícius Júnior sequer foi relacionado para a partida, por sentir dores no joelho. Mas, até afora de combate, ele tem causado desconforto em muita gente.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade