93 km de ciclovia climatizada: Dubai e sua forma de enfrentar o calor
A cidade quer ser um modelo de enfrentamento ao aquecimento global. Já para evitar o fenômeno, poucos projetos
Pablo Valler
Imagine pedalar no calor de 40°C de Dubai. Aposto que veio na sua mente o suor e, talvez, até um pedido de socorro. É que você ainda não está contando com a ciclovia de 93 km, que atravessa a cidade, totalmente climatizada e arborizada. O projeto desenvolvido pela constutora URB ficará pronto só em 2040. Está nos planos de 20 anos para tornar a cidade uma referência em sustentabilidade.
"Em um futuro próximo, as economias mais fortes serão aquelas capazes de fazer a transição para a sustentabilidade na primeira oportunidade possível com projetos como este", disse durante a divulgação nesta 3ª feira (23.mai), o CEO Baharash Bagherian.
Mas o que um enorme tubo de vidro que dentro tem ciclovias, calçadas, árvores, flores e é dependente de aparelhos de ar condicionado tem de sustentável? O CEO propagandeou que é um incentivo para os moradores utilizarem menos os carros. Apesar de que será difícil convencer a população que ostenta Ferraris e Lamborghinis -- e tem até um cemitério de carros de luxo, tamanha rotatividade.
Veja também:
+ Do fast-fashion à moda sustentável: a virada ESG da indústria têxtil