EUA mudam regras para imigração na fronteira com México
Título 42 chega ao fim e nova lei entra em vigor para tentar frear alto número de travessias ilegais
Os Estados Unidos se preparam, nesta 5ª feira (11.mai), para a chegada de um grande fluxo de migrantes pela fronteira do México devido à expiração da Title 42. A medida, adotada durante a gestão do ex-presidente Donald Trump, permitia a expulsão imediata de migrantes sem documentação em meio à emergência sanitária de covid-19.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O cenário atraiu mais de 150 mil pessoas, que aguardam em abrigos e nas ruas do México para cruzar a fronteira pelo Estado do Texas. Isso porque, a partir de 6ª feira (12.mai), uma nova lei entrará em vigor, permitindo a expulsão de migrantes que entrarem ilegalmente nos Estados Unidos. Todos podem ficar proibidos de retornar ao país por até cinco anos.
Deste modo, os cidadãos que desejarem entrar no país deverão solicitar asilo por meio dos canais online do governo ou buscar proteção em uma nação antes de fazer o pedido. Aqueles que tiverem um "medo crível" de serem perseguidos nos países de origem poderão permanecer nos Estados Unidos até uma determinação final.
+ George Santos diz ser inocente, paga multa milionária e é solto nos EUA
A mudança no governo de Joe Biden acontece em meio à pressão da oposição republicana, que alegou que a migração estava fora de controle, mesmo com o Título 42 em vigor. Desde março de 2020, por exemplo, quando a medida foi anunciada, 2,8 milhões de pessoas que tentaram atravessar a fronteira foram forçados a retornar ao México.