Publicidade
Mundo

Traficante de armas propõe a Trump que busque refúgio na Rússia

"Acredito que sua vida está em perigo", disse Viktor Bout que enviou carta ao ex-presidente americano

Imagem da noticia Traficante de armas propõe a Trump que busque refúgio na Rússia
Viktor Bout
• Atualizado em
Publicidade

O traficante de armas russo Viktor Bout propôs nesta 6ª feira (7.abr) que o ex-presidente americano Donald Trump busque refúgio na Rússia. Bout argumentou que a vida do republicano pode estar em risco. "Acredito que sua vida está em perigo", escreveu em uma mensagem enviada a Trump e exibida à imprensa em Moscou.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"O governo (do presidente Joe) Biden não vai se conformar em apenas arrastá-lo ao complexo industrial tribunal/prisão", insistiu o traficante. "Eles prefeririam acabar com sua vida do que deixar você ficar no caminho deles", afimou Bout.

As informações foram divulgadas pelo jornal britânico Telegraht.

Admirador declarado do ex-presidente americano, o traficante russo declarou ainda que Donald Trump "é bem-vindo na Rússia"."Aqui encontrará um refúgio seguro e poderá liderar a luta pelo povo americano", acrescentou na carta enviada.

t
Carta de Bout enviada ao ex-presidente americano | Reprodução Twitter

Mercador da morte

Conhecido como "mercador da morte" ou "comerciante da morte", Viktor Bout recentemente foi liberado por Washington, após dez anos preso no país americano, graças a uma troca de prisioneiros com Moscou.

O homem foi detido em 2008 na Tailândia e extraditado para Nova York dois anos depois. Condenado a 25 anos de prisão nos Estados Unidos, por conspirar para assassinar cidadãos americanos e ajudar organizações terroristas, ele foi entregue à Rússia em dezembro de 2022, em troca da jogadora de basquete americana Brittney Griner. A atleta, condenada por tráfico de drogas, estava presa na Rússia ha 9 meses. 

Moscou e Washington realizaram várias trocas de prisioneiros nos últimos anos. A Rússia ainda tem pelo menos três cidadãos americanos em suas prisões, incluindo o jornalista Evan Gershkovich, detido na semana passada pela acusação de espionagem.

O Senhor das Armas

O traficante de armas russo é um ex-oficial que serviu nas Forças Armadas da União Soviética antes de começar a fornecer armas para guerras civis na América do Sul, Oriente Médio e África. Nascido no Tadjiquistão, em 1967, Viktor Bout começou a trabalhar em logística de transporte após a queda da União Soviética na década de 1990. 

Habilidoso, o homem escapou da justiça por mais de uma década e suas façanhas serviram de inspiração para o cinema de Hollywood. Sua história foi retratada no longa de 2005, sucesso de bilheteria, "O Senhor das Armas", que teve o ator Nicolas Cage no papel principal e cujo final mostrava o protagonista escapando da justiça.

Nos anos 1990 e no início dos anos 2000, ele tinha o que dizia ser uma empresa de transportes aéreos, entregando mercadorias para regiões perigosas do mundo. Na verdade, traficava armas de fabricação soviética.

O Senhor das Armas: ficção x realidade; Nicolas Cage e Viktor Bout | Reprodução Getty Images

+ Dez líderes de facções de outros estados foram presos no Rio neste ano

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade