Traficante de armas propõe a Trump que busque refúgio na Rússia
"Acredito que sua vida está em perigo", disse Viktor Bout que enviou carta ao ex-presidente americano

Rafaela Vivas
O traficante de armas russo Viktor Bout propôs nesta 6ª feira (7.abr) que o ex-presidente americano Donald Trump busque refúgio na Rússia. Bout argumentou que a vida do republicano pode estar em risco. "Acredito que sua vida está em perigo", escreveu em uma mensagem enviada a Trump e exibida à imprensa em Moscou.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O governo (do presidente Joe) Biden não vai se conformar em apenas arrastá-lo ao complexo industrial tribunal/prisão", insistiu o traficante. "Eles prefeririam acabar com sua vida do que deixar você ficar no caminho deles", afimou Bout.
As informações foram divulgadas pelo jornal britânico Telegraht.
Admirador declarado do ex-presidente americano, o traficante russo declarou ainda que Donald Trump "é bem-vindo na Rússia"."Aqui encontrará um refúgio seguro e poderá liderar a luta pelo povo americano", acrescentou na carta enviada.

Mercador da morte
Conhecido como "mercador da morte" ou "comerciante da morte", Viktor Bout recentemente foi liberado por Washington, após dez anos preso no país americano, graças a uma troca de prisioneiros com Moscou.
O homem foi detido em 2008 na Tailândia e extraditado para Nova York dois anos depois. Condenado a 25 anos de prisão nos Estados Unidos, por conspirar para assassinar cidadãos americanos e ajudar organizações terroristas, ele foi entregue à Rússia em dezembro de 2022, em troca da jogadora de basquete americana Brittney Griner. A atleta, condenada por tráfico de drogas, estava presa na Rússia ha 9 meses.
Moscou e Washington realizaram várias trocas de prisioneiros nos últimos anos. A Rússia ainda tem pelo menos três cidadãos americanos em suas prisões, incluindo o jornalista Evan Gershkovich, detido na semana passada pela acusação de espionagem.
O Senhor das Armas
O traficante de armas russo é um ex-oficial que serviu nas Forças Armadas da União Soviética antes de começar a fornecer armas para guerras civis na América do Sul, Oriente Médio e África. Nascido no Tadjiquistão, em 1967, Viktor Bout começou a trabalhar em logística de transporte após a queda da União Soviética na década de 1990.
Habilidoso, o homem escapou da justiça por mais de uma década e suas façanhas serviram de inspiração para o cinema de Hollywood. Sua história foi retratada no longa de 2005, sucesso de bilheteria, "O Senhor das Armas", que teve o ator Nicolas Cage no papel principal e cujo final mostrava o protagonista escapando da justiça.
Nos anos 1990 e no início dos anos 2000, ele tinha o que dizia ser uma empresa de transportes aéreos, entregando mercadorias para regiões perigosas do mundo. Na verdade, traficava armas de fabricação soviética.

+ Dez líderes de facções de outros estados foram presos no Rio neste ano