Resumo da semana: audiência de Trump, ataque em SC e depoimento de Bolsonaro
Confira esses e outros fatos que repercutiram nos últimos dias no Brasil e no mundo
Camila Stucaluc
Na última semana, o Brasil registrou mais um ataque em escola, desta vez na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. O crime chocou o país e resultou em novas respostas do governo. No mundo, uma coincidência: os ex-presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), se apresentaram à Justiça.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essas e outras notícias você confere no resumo da semana do SBT News. Veja:
Governo sanciona lei que impõe funcionamento 24h de delegacias da mulher
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que impõe o funcionamento ininterrupto de delegacias especializadas de atendimento à mulher (Deam). A medida, publicada na 3ª feira (4.abr), foi aprovada pelo Senado Federal no início de março, após modificações na Câmara dos Deputados.
Segundo a portaria, as Deam irão funcionar, a partir de agora, 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados. Os atendimentos, que englobam violência doméstica e familiar, crimes contra a dignidade sexual e feminicídios, deverão ser feitos, preferencialmente, em salas reservadas e por policiais do sexo feminino.
Trump se declara inocente de 34 acusações e deixa tribunal em Nova York
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump deixou o Tribunal Superior de Manhattan, na 3ª feira (4.abr), após se declarar inocente de 34 acusações criminais. O político é investigado por subornar a atriz pornô Stormy Daniels, pressionar funcionários públicos, incentivar a invasão ao Capitólio e possuir documentos confidenciais.
De volta ao Mar-a-Lago, na Flórida, Trump se pronunciou, dizendo que "nunca pensou que algo assim pudesse acontecer na América". "Nunca pensei que isso pudesse acontecer. O único crime que cometi foi defender destemidamente nossa nação daqueles que procuram destruí-la", disse o ex-presidente - o primeiro a enfrentar acusações criminais.
Homem invade creche com machaco e ataca crianças em Blumenau
Quatro crianças foram mortas e outras cinco ficaram feridas após um homem invadir a creche Cantinho Bom Pastor, na cidade de Blumenau (SC), e atacar alunos na 4ª feira (5.abr). O agressor, que estava armado com um machado, foi preso pelos policiais e irá responder por homicídio triplamente qualificado.
A prefeitura de Blumenau suspendeu as aulas em toda a rede municipal por dois dias e decretou luto oficial de 30 dias. O governo federal, por sua vez, criou um grupo de trabalho interministerial para frear a cultura de violência nas escolas, enquanto o Ministério da Justiça anunciou R$ 150 milhões para apoio na segurança escolar nacional.
Bolsonaro deixa sede da Polícia Federal após prestar depoimento
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou depoimento na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, na 4ª feira (5.abr). O político, que ficou no local por cerca de três horas, foi ouvido sobre o caso das joias da Arábia Saudita, que foram trazidas ilegalmente ao Brasil, bem como sobre os itens incorporados ao próprio acervo.
O inquérito foi instaurado após o jornal O Estado de S. Paulo revelar que a comitiva presidencial trouxe da Arábia Saudita, em 2021, um conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões, que acabou apreendido pela Receita Federal. Outros dois conjuntos de joias também não teriam sido declarados na chegada da delegação ao Brasil.
Lula articula acordo para volta do Brasil à Unasul
O presidente Lula promulgou o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A ação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de 5ª feira (6.abr), faz parte da articulação do político para a volta do país ao organismo, que, conforme o decreto, deve acontecer em maio.
A Unasul foi criada em 2008 para promover a integração econômica, social, cultural e política entre os países sul-americanos. O bloco foi abandonado pelo Brasil formalmente em 2019, por decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão ocorreu após a criação do Prosul, pensado para substituir a Unasul e excluir a Venezuela.
Leia também
+ Robô percebe que não 'sentirá amor verdadeiro' e fica 'triste'; assista
+ Governo retira Correios e Dataprev de programas de privatização
+ FAB desativa corredores aéreos no território Yanomami
+ Macron e Von der Leyen viajam à China para tentar conter invasão na Ucrânia
+ Governo avalia tributar 500 empresas que têm "superlucros" e não pagam imposto