Polícia prende 8 suspeitos de planejar ataque terrorista na Bélgica
Detenções fazem parte de duas investigações independentes que podem estar conectadas
O Ministério Público Federal da Bélgica informou que, na última 2ª feira (27.mar), oito pessoas foram presas por suspeita de planejar um ataque terrorista no país. Apesar da motivação ainda não ter sido identificada, os investigadores acreditam que os detidos faziam parte de um movimento jihadista radicial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As prisões fazem parte de duas apurações separadas. A primeira resultou na detenção de cinco pessoas, sendo que uma foi liberada e quatro foram acusadas de "participação em atividades de grupo terrorista" e "intenção à prática de crime terrorista". No segundo caso, três suspeitos foram detidos e acusados pelos mesmos crimes.
"Há ligações entre os dois casos, mas uma investigação mais aprofundada terá que revelar até que ponto os dois casos estavam entrelaçados", disse o Ministério Público. Os suspeitos permanecerão detidos até a próxima semana, quando deverão comparecer ao tribunal e participar de uma audiência de prisão preventiva.
+ Papa Francisco é internado em Roma com infecção respiratória
As detenções aconteceram pouco tempo após o atentado ao Aeroporto Internacional de Zaventem e à estação de metrô Maelbeek, em Bruxelas, completar sete anos. Na data, três homens-bomba entraram nos locais e explodiram os dispositivos, deixando 32 mortos e mais de 300 feridos. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico (EI).