Nova Zelândia lança programa de R$ 21 mi para ajudar jovens nas separações
Love Better ("Ame melhor") colocará à disposição psicólogos online para auxiliar na dor do término
Wagner Lauria Jr.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Econômico da Nova Zelândia lançou um programa que pretende auxiliar jovens e adolescentes a lidarem com o possível luto provocado pelo término de uma relação amorosa. "Love Better" se apresenta como uma "campanha de prevenção primária destinada a promover relacionamentos seguros, positivos e igualitário".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O programa tem como ponto de partida uma pesquisa que diz que 68% dos entrevistados vivenciaram experiências ruins, por consequência do término de um relacionamento, como automutilação, depressão, abuso de substâncias, comportamentos sexuais de risco e violência e coerção, incluindo chantagem, ciúme e vingança, possessividade e perseguição
Para a ministra associada de Desenvolvimento Social do país, Priyanca Radhakrishnan, o propósito do programa é "apoiar nossos jovens a lidar com a dor e saber que existe um caminho sem prejudicar a si mesmos ou aos outros". Radhakrishnan espera que com o programa os jovens possam lidar melhor com os relacionamentos futuros.
Com um orçamento de cerca de R$ 21 milhões, de acordo com o site RNZ, o governo tem como objetivo reduzir a violência sexual e doméstica, como consequência do suporte dado pela iniciativa, para que os jovens consigam ter relações saudáveis futuramente.
Disponível apenas para cidadãos neozelandeses, o serviço pode ser acessado por meio do envio de uma mensagem de texto ou e-mail para: lovebetter@youthline.co.nz.
Aqui no Brasil, o número de divórcios cresceu 16,3% em 2021, segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE.