Após semanas de silêncio, pronunciamento de Macron é esperado nesta 4ª
Presidente francês vem sendo criticado após aprovar reforma da previdência sem voto no Parlamento
Camila Stucaluc
Após semanas de silêncio, o presidente da França, Emmanuel Macron, irá se pronunciar sobre a aprovação da reforma da previdência. A declaração do mandatário é aguardada na manhã desta 4ª feira (22.mar), em rede televisa, e deve decidir os novos acontecimentos no país, que vem enfrentando uma série de protestos e greves.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Isso porque, na última semana, Macron decidiu acionar o artigo 49.3 da Constituição e aprovar a reforma, que, entre outras medidas, aumenta a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, sem o aval do Parlamento. A ação resultou em duas moções de desconfiança, mas que não tiveram força para derrubar o governo.
Apesar de tentar justificar a decisão e propor novas iniciativas para o povo francês, acredita-se que o legado de Macron tenha sido manchado. Uma pesquisa feita pelo Journal du Dimanche, por exemplo, aponta que, após a reforma, a aprovação do presidente caiu ao menor nível desde o final de 2018, ficando em apenas 28%.
+ Boris Johnson admite ter enganado Parlamento sobre envolvimento no "partygate"
O pronunciamento de Macron é esperado em meio a protestos violentos. No início da semana, ao menos 234 pessoas foram presas em Paris, enquanto outras continuaram queimando lixeiras e bloqueando o tráfego no país. Para 5ª feira (23.mar), sindicatos convocaram uma nova rodada de paralisações, incluindo no transporte público.