Para Joe Biden, Tribunal Internacional acertou ao condenar Putin
Mandado de prisão não tem efeito prático, mas é comemorado por entidades de defesa de direitos humanos
SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou como "justificado" o mandado de prisão pelo Tribunal Penal Internacional, na 6ª feira (17.mar) contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Para Biden, o russo cometeu crime de guerra e merece ser punido. Assim como a Rússia, os Estados Unidos também não integram o tribunal, que emitiu o mandado por causa do que seria o envolvimento de Putin no sequestro e deportação de crianças ucranianas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A expedição do mandado, no entanto, pode não ter efeito prático, uma vez que a capital Moscou não reconhece a jurisdição do tribunal e a Rússia não estradita cidadãos do país. Ainda assim, grupos de defesa dos direitos humanos comemoraram o que foi considerado como um ato simbólico para enfraquecimento global da imagem do presidente que comanda a vivasão do território ucraniano.
Uma investigação feita por jornalistas do New York Times teria servido de base para a decisão. O levantamento publicado dem outubro de 2021 aponta que várias crianças ucranianas foram levadas à Rússia, onde seriam submetidas a um processo de doutrinação ideológica. Em vídeo, o presidente do Tribunal Penal Internacional destacou que caberá à comunidade internacional aplicar a condenação.
Leia também:
+ Invasão americana ao Iraque completa 20 anos
+ Zona de conflito: jornalistas brasileiros entram em túnel do Hezbollah
+ Terremoto de 6,8 graus atinge o Equador próximo à província de Guayas
+ Putin visita Crimeia no 9º aniversário da anexação ao território russo
+ Alemanha e Japão vão reforçar laços em segurança econômica e defesa