Publicidade
Mundo

EUA colocaram paz em risco ao sobrevoar Estreito de Taiwan, diz China

Exército afirmou que permanecerá em alerta máximo para defender integridade territorial do país

Imagem da noticia EUA colocaram paz em risco ao sobrevoar Estreito de Taiwan, diz China
Segundo o Exército Popular de Libertação, um avião militar de reconhecimento e patrulha marítima norte-americano foi identificado pelos militares | Reprodução/Governo da China
• Atualizado em
Publicidade

O governo da China emitiu um comunicado, na 2ª feira (27.fev), afirmando que os Estados Unidos "colocaram em risco a paz e a estabilidade" no Estreito de Taiwan após sobrevoarem a região. Segundo o Exército Popular de Libertação, um avião militar de reconhecimento e patrulha marítima norte-americano foi identificado pelos militares.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"As ações do lado dos EUA interferiram e perturbaram deliberadamente a situação regional e colocaram em risco a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan. Nós nos opomos firmemente a isso. As forças do Exército permanecem em alerta máximo o tempo todo e defendem resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial", diz o texto.

Apesar de afirmar evitar possíveis conflitos, o presidente norte-americano Joe Biden continua demonstrando apoio à independência de Taiwan, separada da China em 1949 devido à uma guerra civil. No ano passado, por exemplo, o chefe de Estado voltou a prometer uma defesa militar à ilha caso Pequim tente lançar uma ofensiva.

+ Contra a China, governo dos EUA considera colocar mísseis no Japão

O cenário foi visto como desaforo pelas autoridades chinesas, que defendem o princípio de "uma China única". "Aqueles que brincam com fogo só vão se queimar. Espero que o lado dos Estados Unidos possa ver isso claramente", afirmou o presidente chinês, Xi Jinping, na época.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade