Vaticano anuncia viagem de papa Francisco à Hungria
Visita acontece entre 28 a 30 de abril e contará com encontros religiosos e diplomáticos
O Vaticano confirmou, nesta 2ª feira (27.fev), a viagem do papa Francisco à Hungria. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice irá embarcar para o país no dia 28 de abril, pousando, posteriormente, no Aeroporto Internacional de Budapeste, onde será recebido pela presidente Katalin Éva Novák.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em seguida, o papa irá aos encontros protocolares com o primeiro-ministro, Viktor Orban, e com as autoridades e representantes da sociedade civil e do corpo diplomático. O cronograma diário terminará com a reunião de Francisco com religiosos e seminaristas na Catedral de Santo Estêvão, às 17h.
No dia 29, o papa visita o instituto Beato László Batthyány-Strattmann, onde estão hospedadas crianças cegas. Depois, Francisco segue para dois encontros, sendo um com jovens e outro com confrades da Companhia de Jesus. Já no domingo, dia 30, o pontífice irá presidir uma missa na Praça Kossuth Lajos.
O anúncio da visita acontece pouco menos de um mês após Francisco ter se deslocado para o continente africano. Lá, ele visitou a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul, onde condenou o colonialismo e criticou a exploração nacional e internacional. "Chega de enriquecer sobre a pele dos mais frágeis", frisou.
+ "Comportamento de membros prejudica eficácia da Igreja", diz papa
Na última semana, o Vaticano informou que Francisco estava com um forte resfriado, mas que seguiria com os compromissos marcados. Apesar da doença, e dos problemas no joelho, o pontífice, de 86 anos, afirma estar com a saúde sob controle.