Enviado dos EUA vai discutir mudanças climáticas no Brasil
John Kerry, assessor de Biden, chegou a Brasília neste domingo, e ficará na capital até 3ª
Lis Cappi
As discussões sobre mudanças climáticas entre Brasil e Estados Unidos ganharão mais espaço nos próximos dias, com a chegada do assessor especial da Presidência dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, no Brasil. Braço direito de Joe Biden, Kerry chegou a Brasília neste domingo (26.fev), e ficará até a próxima 3ª (28.fev). Ao longo dos dias, ele participará de uma série de reuniões para tratar o tema ambiental.
Segundo a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a vinda de Kerry confirma que a questão do clima e meio ambiente é prioridade na relação entre os dois países. A embaixada também divulgou que a visita vai dar "continuidade ao Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas Brasil-EUA", retomado pelos presidentes Biden e Luiz Inácio Lula da Silva na viagem que o brasileiro fez ao país há duas semanas.
Nesta 2ª feira (27.fev), John Kerry terá uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, também vai participar do encontro, que ocorrerá no Palácio do Itamaraty.
Entre os pontos que serão discutidos estão propostas para discutir o combate e reversão do desmatamento, transição para energia limpa e fortalecimento da bioeconomia e sustentabilidade.
Além do encontro com representantes do governo, Kerry também fará outras reuniões com membros do Congresso Nacional e líderes de organizações e sociedade civil.