Chefe da ONU pede que EUA e Rússia retomem acordo sobre armas nucleares
Diplomata afirmou que compromisso entre potências garante segurança internacional
Camila Stucaluc
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu que os Estados Unidos e a Rússia retomem o acordo de controle de armas nucleares, o New Start. O tratado, ratificado em 2010 para limitar a instalação de ogivas nucleares nos países, foi suspenso pelo presidente russo Vladimir Putin na 3ª feira (21.fev).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O New Start trouxe paz não só aos Estados Unidos e à Rússia, mas também a toda a comunidade internacional. É vital que o compromisso de alto nível entre as duas potências nucleares mais poderosas do mundo continue. Por isso, apelamos a um reatamento da plena implementação do tratado", disse Stéphane Dujarric, porta-voz de Guterres, ressaltando que um mundo sem controle de armas nucleares é instável.
Além de limitar a instalação de ogivas nucleares, o acordo define a produção máxima de mísseis de longo alcance (700). Para garantir que ambos os países não violem o tratado, cada governo pode fazer, por ano, até 18 fiscalizações no terreno alheio para averiguar as fabricações nucleares, bem como planos estratégicos.
+ "Ucrânia nunca será vitória para Rússia", afirma Biden
A suspensão do acordo por parte da Rússia aumenta a tensão internacional, uma vez que o país vem fazendo uma série de ameaças nucleares. A última delas foi realizada em janeiro, após países ocidentais anunciarem o envio de tanques militares à Ucrânia. "Se a Terceira Guerra Mundial começar, infelizmente não será com tanques ou mesmo combatentes", disse Moscou, na época.