Morre, aos 94 anos, o músico Burt Bacharach
Dione Warwick foi uma das cantoras que deu voz às suas composições
Morreu, nesta 5ª feira (09.fev), o músico norte-americano Burt Bacharach. A causa da morte não foi revelada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Compositor, pianista, arranjador e, eventualmente, cantor... mas, foi com outras vozes que as letras de Bacharach ganharam o mundo. Mais de mil artistas gravaram as músicas dele. Em mais de seis décadas de carreira, Bacharach compôs cerca de 500 músicas; 73 delas ficaram entre as mais tocadas nas rádios norte-americanas.
O grande parceiro nas composições foi Hal David e, no microfone, a estrela Dionne Warwick. O músico passeava entre vários gêneros, e foi gravado por ícones como Aretha Franklin, Beatles, Frank Sinatra, Elvis Presley, Adele e até pelo brasileiro Sérgio Mendes.
Bacharach, inclusive, se dizia apaixonado e inspirado pelos ritmos brasileiros. Em 1984, durante uma turnê, passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Burt Bacharach teve 21 indicações ao Grammy e ganhou 6 troféus nas principais categorias da premiação - um deles, para celebrar sua trajetória. O compositor também foi homenageado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Foram 3 estatuetas do Oscar durante a carreira. Em 1970, ganhou o prêmio de melhor trilha sonora da Academia por 'Butch Cassidy'. Em 1982, melhor trilha e música original com 'Arthur, o milionário sedutor'.
No entanto, uma das canções mais famosas de Bacharach foi gravada, pela primeira vez, há 56 anos, e se tornou um hino cantado por diversas vozes: "I Say A Little Prayer", em tradução livre, "Eu faço uma pequena oração".