Herdeiro de Joseph Safra processa mãe e irmãos nos Estados Unidos
Banqueiro faleceu em 2020 e deixou fortuna estimada na época em R$ 119 bilhões
SBT News
Alberto Safra, filho do banqueiro naturalizado brasileiro Joseph Safra, processou a mãe e os dois irmãos em meio a uma disputa sobre a fortuna do pai - que faleceu em 10 de dezembro de 2020. A ação foi protocolada, na 2ª feira (6.fev), na Suprema Corte do Estado de Nova York.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No processo, Alberto acusa a mãe, Vicky Safra, e os irmãos, Jacob e David Safra, de terem diluído de forma proposital a participação dele em uma holding do Safra National Bank para tentar expulsá-lo de negócios da família. As informações são da agência de notícias Reuters.
Ainda conforme a Reuters, a ação diz que Vicky, Jacob e David se envolveram em atos de má conduta corporativa para prejudicar os interesses de Alberto na holding.
Em nota, informa a agência, a mãe e os irmãos de Alberto rejeitaram as acusações dele e afirmaram que lamentam o caminho percorrido por ele, "que primeiro agiu contra o pai em vida e agora age contra sua memória".
Ainda de acordo com o trio, Alberto saiu do Safra National Bank poucos meses após receber doações do pai em antecipação à herança, não atendendo pedidos feitos por Joseph para que continuasse, e abriu um negócio concorrente ao banco, "tendo inclusive assediado e contratado diversos executivos do Grupo". Joseph, segundo o comunicado, deserdou o filho após várias recusas deste em mudar de ideia.
Na data do falecimento de seu falecimento, Joseph era o homem mais rico do Brasil. A fortuna deixada por ele era estimada em R$ 119 bilhões naquele momento. O banqueiro nasceu em 1938, no Líbano, e imigrou para o Brasil na década de 1960 para dar prosseguimento aos negócios do pai. Realizador e arrojado, foi responsável pela construção do Grupo Safra no mundo.
Veja também: