Chris Hipkins assume cargo de primeiro-ministro da Nova Zelândia
Novo líder citou custo de vida e agenda climática como prioridades do governo
Camila Stucaluc
Chris Hipkins assumiu, nesta 4ª feira (25.jan), o cargo de primeiro-ministro da Nova Zelândia. O político substitui Jacinda Ardern, que anunciou a renúncia na última semana, e deve ficar na liderança do país, bem como do Partido Trabalhista, até as próximas eleições gerais, marcadas para outubro deste ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em primeira coletiva de imprensa, Hipkins afirmou que a "prioridade número um" do governo será baixar o custo de vida no país, que aumentou em meio a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia. Ele ressaltou ainda que o compromisso com o setor econômico não deixará de lado o empenho com a agenda climática.
"Este é o maior privilégio e responsabilidade da minha vida. Estou energizado e animado com os desafios à frente. A covid-19 e a pandemia global criaram uma crise de saúde. Agora foi criado um econômico e é aí que o foco do meu governo estará", disse Hipkins.
+ Jacinda Ardern se despede do cargo de premiê na Nova Zelândia
A mudança de cargo acontece cerca de uma semana após a renúncia inesperada de Jacinda, que afirmou não ter mais energia para liderar o país. Ela se tornou a mais jovem chefe de governo da História, aos 37 anos, e enfrentou casos marcantes como o ataque terrorista em Christchurch e a erupção vulcânica da Ilha Branca.