Chris Hipkins irá substituir Jacinda Ardern como premiê da Nova Zelândia
Líder do partido na Câmara sobe ao cargo após a renúncia inesperada de Ardern, anunciada na 4ª feira (18.jan)
O ministro para Polícia, Educação e Serviços Públicos, Chris Hipkins, irá substituir Jacinda Ardern e ocupar o cargo de primeiro-ministro da Nova Zelândia. Ele foi o único membro do Partido Trabalhista a se candidatar para a vaga e deve ser oficializado no domingo (22.jan) pela direção do partido de centro-esquerda.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na primeira declaração após a sua indicação, Hipkins, de 44 anos, afirmou estar honrado e se descreveu como um trabalhador esforçado e que irá "fazer as coisas".
Hipkins terá a difícil missão de liderar a legenda nas próximas eleições legislativas, em outubro, após a renúncia inesperada de Ardern do cargo, anunciada na última 4ª feira (18.jan). Ao justificar a decisão, a governante afirmou não ter mais "força suficiente" para fazer o que o trabalho exige.
Jacinda se tornou a mais jovem chefe de governo da História quando foi eleita primeira-ministra em 2017, aos 37 anos. A política, que adquiriu popularidade pela boa comunicação, teve um papel marcante na liderança da Nova Zelândia durante o ataque terrorista em Christchurch, a erupção vulcânica da Ilha Branca e a pandemia de covid-19, mas vinha enfrentando uma crise de popularidade devido à alta inflação no país, aumento da criminalidade e pobreza.