EUA: Biden visita áreas devastadas por tempestades na Califórnia
Pelo menos 20 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingem a região, desde o início do ano
SBT Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobrevoou nesta 5ª feira (19.jan) áreas devastadas pela chuva na Califórnia. O fenômeno, que é considerado incomum para esta época do ano, colocou mais três regiões em estado de emergência. Pelo menos 20 pessoas morreram em decorrência dos temporais, desde o início do ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Biden também se reuniu com moradores e empresários para avaliar os estragos. Dentre os bairros que vão precisar de reparo estão alguns super badalados entre turistas e celebridades. Montecito, um povoado onde personalidades como o príncipe Harry e a apresentadora Ele Degeneres têm casa, por exemplo, foi encoberto pela água. Encostas desmoronaram e milhares de famílias foram orientadas a buscar um local seguro.
Um estudo do Serviço Nacional Meteorológico norte-americano, divulgado nesta 5ª feira, indica que situações extremas como esta podem se tornar frequentes. Os dados publicados informam um aumento de 31% no volume total de precipitação nesta época do ano, no Oeste dos Estados Unidos. Há ainda uma previsão de aumento de 4 °C na temperatura durante o inverno, nesta parte do mundo, nos próximos anos.
Os efeitos das mudanças climáticas são visíveis até na capital norte-americana. Em Washington, ainda não nevou neste inverno, e o mês de janeiro costuma registrar temperaturas negativas. Nesta 5ª feira de chuva fina, a média ficou em 10 °C. Na Casa Branca, o desafio é aprovar no Congresso verba para ações de proteção ao clima.
Leia também: