Preservação da Amazônia foi tema de debate em Davos nesta 5ª feira
Combate às mudanças climáticas ganhou protagonismo nesta edição do evento
SBT Brasil
A preservação da Amazônia foi o tema nesta 5ª feira (19.jan) de um dos debates no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O combate às mudanças climáticas ganhou protagonismo nesta edição do evento, que termina na 6ª feira (20.jan).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O tema esteve presente na crítica ácida da ativista sueca Greta Thunberg, pra quem muitos presentes no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, priorizam a ganância do lucro a curto prazo e esquecem a vida do planeta.
Mais tarde, Greta participou de uma reunião com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, outra personagem central da discussão sobre a crise climática.
"É bom saber que o Brasil está de volta", disse a mediadora, que queria saber quais serão as ações do governo.
"O Brasil voltou ao protagonismo da cena ambiental multilateral, e voltou com o compromisso do desmatamento zero, de dar toda a sua contribuição para o enfrentamento da mudança climática, da redução de perda de biodiversidade e para se somar aos esforços de um novo modelo de desenvolvimento", disse Marina.
A ministra já está a caminho do Brasil. Antes de deixar a Suíça, ela falou hoje sobre o que chamou de "apagão nas políticas ambientais brasileiras" nos últimos quatro anos, denunciou o desmonte dos órgãos de fiscalização e monitoramento e admitiu que sua missão agora será mais difícil do que quando foi ministra pela primeira vez, entre 2003 e 2008.
"Já restabelecemos o plano de prevenção e controle do desmatamento, já revogamos a medida que estimulava o garimpo ilegal, já estabelecemos o funcionamento do fundo amazônia e já estamos trabalhando com um grupo interministerial de 17 ministérios atuarem juntos", disse.
Leia também: