Os últimos 8 anos foram os mais quentes já registrados
Relatório divulgado pelo Copernicus mostra que 2022 teve a quinta maior temperatura média já registrada
SBT News
Os últimos oito anos foram os mais quentes já registrados, de acordo com um relatório do Serviço de Monitoramento das Alterações Climáticas Copernicus, implementado pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), e publicado nesta 3ª feira (10.jan)
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o relatório, a temperatura média global ficou 1,2 ºC acima da média pré-industrial, tornando 2022 o quinto ano mais quente já registrado. As temperaturas foram especialmente altas em grande da Europa Ocidental, Oriente Médio, Ásia Central e noroeste da África.
A Europa viu seu verão mais quente já registrado e várias ondas de calor intensas e prolongadas afetaram partes do oeste e norte do continente. Os dados compilados do Copernicus mostram que as temperaturas europeias aumentaram mais que o dobro da média global nos últimos 30 anos e têm a maior taxa de aumento de qualquer continente do mundo.
Todos os oito anos mais quentes da história foram a partir de 2015, sendo o top três: 2016, 2020, 2019 e 2017. Um evento excepcionalmente forte do El Niño aconteceu em 2016, o que contribuiu para o recorde da temperatura média global.
Para 2023, a previsão é que a temperatura global fique entre 1,08°C e 1,32°C, acima da média do período pré-industrial.