Japão oferece valor milionário para famílias com crianças deixarem Tóquio
Medida visa reverter o declínio da natalidade nas cidades pequenas do país
Camila Stucaluc
O governo japonês vai oferecer, a partir de abril, 1 milhão de ienes por criança para famílias que se mudarem de Tóquio para cidades pequenas. Segundo a agência Jiji Press, a medida faz parte dos esforços para reduzir a concentração populacional na capital japonesa, bem como para reverter o declínio da natalidade nas regiões menores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Atualmente, o benefício está em 300 mil ienes por criança e atende jovens entre zero e 18 anos. As famílias elegíveis para o programa são aquelas que vivem nos 23 distritos de Tóquio. Pessoas que moram em Kanagawa, Chiba e Saitama e trabalham na capital japonesa também podem receber a ajuda sob as mesmas condições.
Hoje, 1,3 mil municípios - cerca de 80% do total - participam do programa do governo. As famílias que desejarem se inscrever devem escolher uma das cidades contempladas e morar nela por pelo menos cinco anos. Caso o acordo não seja cumprido, o governo pode pedir o ressarcimento das parcelas.
+ Bielorrússia diz estar pronta para incidentes com mísseis ucranianos
Embora a população de Tóquio tenha caído pela primeira vez em 2021, ficando em 13,96 milhões, autoridades acreditam que mais esforços devem ser feitos para reduzir a densidade populacional da cidade, incentivando os cidadãos a morarem em partes que estão ficando "esquecidas". A expectativa é que, até 2027, 10 mil pessoas tenham se mudado da capital.