Publicidade
Mundo

Cientistas conseguem reação de fusão nuclear com ganho de energia

Experimento é considerado marco para produção de energia limpa e inesgotável

Imagem da noticia Cientistas conseguem reação de fusão nuclear com ganho de energia
usina nuclear
• Atualizado em
Publicidade

Pela primeira vez na história, cientistas norte-americanos conseguiram uma reação de uma fusão nuclear com ganho de energia. O experimento já é considerado um marco para a produção de energia com uma fonte limpa e inesgotável.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O feito inédito foi anunciado com empolgação pelas autoridades: "pesquisadores ao redor do mundo trabalharam por mais de 60 anos para que este momento acontecesse, essa descoberta permite reproduzir certas condições que só existem no sol", disse a secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granhol.

O que os cientistas de um laboratório da Califórnia conseguiram foi criar energia através da fusão nuclear de  dois átomos de hidrogênio. Pela primeira vez, esse processo gerou uma quantidade de energia maior do que a necessária para produzi-lo. A melhor parte: sem resíduos tóxicos. Na prática, é o oposto do que é feito nas usinas nucleares que produzem energia através da quebra dos átomos, a chamada fissão, algo que gera grande quantidade de lixo radioativo.

Além dos ganhos ao meio ambiente, a energia obtida através da fusão nuclear também poderá ajudar na economia, já que é considerada uma fonte inesgotável, ao contrário do petróleo, por exemplo. Com o primeiro passo dado, a expectativa é de que, no futuro, esse tipo de energia possa ser usada em casas e até em carros. 

O anúncio traz esperança para o mundo, mas ainda precisa de aperfeiçoamento para chegar em resultados práticos, algo que deve demorar, pelo menos, 10 anos. Na Casa Branca, o presidente norte-americano Joe Biden comemorou a descoberta e garantiu que os investimentos nesse tipo de pesquisa vão continuar.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade