Publicidade
Mundo

Segundo jovem é executado por participar de protestos no Irã

Majidreza Rahnavard, 23, foi enforcado em público por "travar guerra contra Deus"

Imagem da noticia Segundo jovem é executado por participar de protestos no Irã
Majidreza Rahnavard
• Atualizado em
Publicidade

Um jovem de 23 anos foi executado, na manhã desta 2ª feira (12.dez), por autoridades iranianas. Majidreza Rahnavard é o segundo manifestante preso durante protestos pela morte de Mahsa Amini a ser assassinado pelo Irã.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com agências de notícias iranianas, o jovem foi acusado de esfaquear até a morte dois Basij, membros da força de segurança do país, em 17 de novembro. A TV estatal divulgou vídeos da agressão, alegando ser Rahnavard nas imagens.

O rapaz foi condenado por "moharebeh", um termo persa que significa "travar guerra contra Deus". Ele foi enforcado em público, na cidade de Mashhad, a mais de 880 km de distância da capital do país, Teerã.

O diretor do grupo Iran Human Rights, Mahmood Amiry-Moghaddam, afirmou que "a execução pública de um jovem manifestante, 23 dias após sua prisão, é outro crime grave cometido pelos líderes da República Islâmica e uma escalada significativa do nível de violência contra os manifestantes". 

Ainda segundo ele, a condenação à morte de Rahnavard foi baseada em confissões forçadas e em um processo claramente injusto.

A organização Human Rights Activists in Iran contabiliza que desde o início dos protestos pela morte da jovem Mahsa Amini pela polícia moral do Irã, ao menos 488 pessoas morreram durante as manifestações, sendo 68 crianças e 62 policiais. O número de pessoas presas chega a 18.259.

A morte de Mahsa Amini, de 22 anos, abalou o Irã e desencadeou uma onda de protestos. Os manifestantes continuam exigindo esclarecimentos sobre o caso, uma vez que a jovem morreu três dias após ter sido detida por usar o hijab incorretamente. Apesar do governo afirmar que o óbito foi causado por "hipóxia cerebral", a família acredita que ela foi torturada. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade