Brittney Griner chega aos Estados Unidos após troca de prisioneiros
Presa desde fevereiro na Rússia, a estrela da WNBA foi solta em troca do traficante russo Viktor Bout
A estrela da WNBA Brittney Griner chegou aos Estados Unidos nesta 6ª feira (9.dez). Ontem, ela fez parte de uma troca de prisioneiros histórica entre o país e a Rússia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A duas vezes medalhista de ouro olímpico pousou na base de San Antonio, no Texas, no início desta manhã, após passar quase dez meses detida em Moscou ao ser flagrada com óleo de canabidiol na mala, no aeroporto do país. Durante o processo, Brittney se declarou culpada, mas afirmou -- diversas vezes -- não ter tido a intenção de levar a droga, que era de uso próprio, para a Rússia, onde o consumo é proibido.
Em uma decisão considerada política, a Justiça de Moscou a condenou a 9 anos de prisão. Desde então, o governo de Joe Biden vinha sofrendo grande pressão para conseguir um acordo que a trouxesse de volta para casa.
A troca, anunciada inesperadamente na 5ª feira (8.dez), libertou Griner e o traficante de armas russo Viktor Bout, que já foi apelidado de "Mercador da Morte".
O retorno da atleta foi bastante celebrado ontem pela esposa dela, Cherelle, o presidente Joe Biden, e, hoje, por Roger Carsten, enviado especial da presidência para assuntos de reféns. No Twitter, ele escreveu: "Tão feliz por ter Brittney de volta em solo americano. Bem-vindo ao lar BG!" .