Brittney Griner é solta na Rússia
Estrela da WNBA fez parte de uma troca de prisioneiros entre Estados Unidos e Moscou
A estrela da WBNA Brittney Griner foi solta nesta 5ª feira (8.nov) pela Rússia, em uma troca de prisioneiros de alto nível com os Estados Unidos. A jogadora de basquete estava presa no país desde fevereiro pelos crimes de porte de drogas e contrabando, após ser flagrada com óleo de cannabis na bagagem. Ela chegou a ser condenada a nove anos de prisão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em troca da atleta, os Estados Unidos libertaram o notório traficante de armas russo Viktor Bout. Paul Whelan, um executivo de segurança corporativa de Michigan preso na Rússia desde dezembro de 2018 sob acusações de espionagem, não foi incluso na negociação, contrariando expectativas das autoridades norte-americanas.
O governo de Joe Biden negociava há meses a libertação de Griner e era alvo de uma crescente pressão para trazê-la de volta ao país. A sua condenação foi classificada como política por muitos, já que a Rússia costuma dar sentença leves para porte de drogas. A detenção da jogadora também ocorreu em meio a crescente tensão entre Moscou e Washington sobre a guerra na Ucrânia, prolongando o caso.
A troca de prisioneiros foi acompanhada na Casa Branca por Biden e a esposa de Griner, Cherelle, que teria conversado com a atleta por telefone, segundo informações da Associated Press.