EUA: projeções apontam para maior vitória de republicanos no Congresso
Mudança de controle pode afetar Biden nos próximos dois anos de governo
Camila Stucaluc
As projeções iniciais apontam a liderança dos republicanos nas vagas do Senado e da Câmara dos Estados Unidos. Segundo contagem da Associated Press, divulgada na nesta 4ª feira (9.nov), os senadores apoiados pelo ex-presidente Donald Trump já conquistaram 48 lugares na Casa, enquanto 198 deputados garantiram os mandatos disponíveis.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os resultados preliminares fazem parte das eleições de meio de mandato, realizadas na última 3ª feira (8.nov). Apesar do Senado renovar apenas um terço dos parlamentares, os republicanos já tinham 29 senadores na Casa - contra 36 democratas. Na Câmara, por sua vez, são necessárias 218 vagas dos 435 deputados para manter a liderança no partido.
Nesta madrugada, o presidente Joe Biden, líder dos democratas, informou que ligou para alguns parlamentares para celebrar a eleição. O líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, bem como os governadores eleitos de Massachusetts, Rhode Island e Colorado estavam entre os que receberam telefonemas.
Just got off the phone with some of tonight?s winners ? including some folks I saw on the road this year.
? President Biden (@POTUS) November 9, 2022
If you?re in line to vote, remember to stay in line! pic.twitter.com/43CF4rSFrP
+ "Estamos acompanhando de perto", diz Rússia sobre eleições nos EUA
A chamada "midterm" acontece em meio a uma grande polarização política no território norte-americano. Com a grande reprovação de Biden, espera-se que os republicanos recuperam a liderança no Congresso, o que pode dificultar os próximos dois anos de mandato do chefe de Estado, além de abrir espaço para a volta de Trump, que já expressou intenção de disputar as eleições em 2024.