Coreia do Sul mobiliza aeronaves após identificar disparos do Norte
Atividade foi registrada na fronteira, aumentando a tensão militar entre os países
A Coreia do Sul mobilizou, nesta 6ª feira (4.nov), dezenas de aeronaves após identificar o disparo de artilharia e voos militares da Coreia do Norte, na fronteira. De acordo com o Ministério da Defesa, as ações de Pyongyang foram registradas entre 11h e 15h (GMT) ao norte da "linha de ação tática", usada como base de operações de Seul.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No total, 80 aeronaves sul-coreanas foram mobilizadas, além de cerca de 240 aviões que participaram nos exercícios conjuntos com os Estados Unidos. Seul afirma que os disparos são uma "clara violação" do acordo inter-coreano, de 2018, que estabeleceu zonas desmilitarizadas para reduzir a tensão entre os países.
Na 5ª feira (3.nov), a Coreia do Norte lançou um míssil balístico intercontinental em direção ao Japão. Apesar do equipamento cair no mar, autoridades pediram que a população ficasse em abrigos. O mesmo ocorreu no fim de outubro, que gerou a evacuação de moradores do Norte e o cancelamento de viagens de trem.
+ "Cerca de 4,5 milhões de ucranianos estão sem eletricidade", diz Zelensky
O aumento de testes balísticos de Pyongyang está intensificando a tensão com a Coreia do Sul, o Japão e os Estados Unidos, sobretudo em meio à ameaça de um teste nuclear. Na última semana, as nações prometeram uma resposta "sem precedentes" caso armas nucleares sejam utilizadas.