Publicidade
Mundo

Chefe da Otan visita Turquia para discutir adesão de Finlândia e Suécia

Integração dos países foi assinada em julho deste ano e depende da ratificação dos 30 aliados

Imagem da noticia Chefe da Otan visita Turquia para discutir adesão de Finlândia e Suécia
Visita de Stoltenberg ao território turco deve durar três dias e contará com uma reunião com o presidente Recep Tayyip Erdogan | Reprodução/Twitter jensstoltenberg
• Atualizado em
Publicidade

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, desembarca, nesta 5ª feira (3.nov), na Turquia para discutir a adesão da Finlândia e Suécia à aliança militar. O país foi um dos únicos a se opor à candidatura das nações e, mesmo após anunciar um acordo, ainda não validou a integração dos governos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A visita de Stoltenberg ao território turco deve durar três dias e contará com uma reunião com o presidente Recep Tayyip Erdogan, além de altos funcionários do governo. Dos 30 aliados da Otan, apenas a Turquia e a Hungria ainda não ratificaram a adesão dos países nórdicos, assinada no início de julho.

Na data, o governo turco anunciou um acordo com a Finlândia e Suécia, que incluiu um endurecimento das leis sobre abrigar separatistas curdos - considerados uma ameaça para o país -, bem como sobre o fornecimento de armas para o grupo.

+ Rússia volta a falar sobre uso de "bomba suja" pela Ucrânia e cita Ocidente

O ingresso dos países à Otan acontece em meio à ofensiva russa na Ucrânia, uma vez que Moscou começou a ser visto como ameaça pelos países vizinhos. Apesar de não expressar preocupação, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou que se contingentes e infraestruturas militares fossem mobilizados para as fronteiras, o país seria "obrigado a responder de forma simétrica".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade